O Enem e suas repercussões no ensino de Geografia em escolas da rede pública estadual mineira

Autores

  • Maria da Penha Vieira Marçal Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Enem, ensino de Geografia, ensino médio, prática pedagógica

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objeto de pesquisa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e suas repercussões no ensino de Geografia da rede pública estadual mineira. O objetivo principal dessa investigação foi verificar o entendimento dos professores de Geografia das escolas de ensino médio de Patos de Minas-MG sobre o Enem, para averiguar se esse exame, como política pública de avaliação, está repercutindo na (re)organização das práticas pedagógicas dos professores. Os resultados obtidos revelam que, de alguma forma, há influências desse exame nas escolas de modo geral, bem como algumas iniciativas dos professores de Geografia para mudarem as estratégias de ensino. Porém, essas estratégias acontecem de forma superficial, mais no sentido de preparar os alunos para a prova do Enem em seu papel de vestibular nacional. O Enem não é visto, ainda, pela maioria dos docentes, como uma forma de promover a melhoria do ensino-aprendizagem para o aluno da rede pública de ensino. A pesquisa revelou que os professores de Geografia reconhecem a importância do Enem como avaliação externa, embora demonstrem pouco conhecimento dessa política, no tocante à análise dos resultados, como instrumento que pode agregar valor às ações que visam à melhoria da educação básica.

Biografia do Autor

Maria da Penha Vieira Marçal, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutora em Geografia pela UFU e professora no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos