Gaston Bachelard e a Pedagogia Científica

a problematização no ensino

Autores

  • Henrique Carivaldo de Miranda Neto Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Gaston Bachelard, Pedagogia Científica, epistemologia

Resumo

As reflexões deste trabalho apoiam-se na análise da concepção de pedagogia científica, enunciada pelo filósofo e poeta francês Gaston Bachelard. Inicialmente, faz-se uma breve apresentação da biografia desse pensador e do contexto em que ele viveu e desenvolveu seu pensamento e sua carreira docente e no qual teceu suas considerações epistemológicas. Na sequência, busca-se evidenciar a formação do espírito científico, conforme foi proposta pelo pensador para, posteriormente, serem apresentados os principais conceitos referentes à sua pedagogia científica.

Biografia do Autor

Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutorando e mestre em Educação. Docente e Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Downloads

Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Artigos