O que é o Novo Ensino Médio? Identidade, propostas de reformas e contextos de formação

Autores

  • Aline Tatiane Evangelista de Oliveira Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ)
  • Rosimeire Montanuci Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Vanessa Ferreira Silva Arantes Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, reforma do ensino médio, identidade

Resumo

Este texto foi construído e articulado com base na legislação vigente que define um novo conceito para o Ensino Médio, conforme pressupostos da Lei nº 13.415/2017, que alterou a LDB, estabelecendo mudanças significativas na estrutura desse nível de ensino, principalmente no que se refere à carga horária de estudo e à organização curricular. O cenário do Ensino Médio Brasileiro hoje contempla o previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um estudo documental apoiado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, objetivando elencar pontos de reflexões sobre a verdadeira autenticidade do Ensino Médio, que, até então, está duplamente compreendido, ora visto como responsável pela preparação do aluno para o mercado de trabalho (profissionalizante), ora visto como meio de capacitar o aluno para sua aprovação no vestibular. Constatamos que ações estão sendo tomadas para sanar tal fragilidade, como a “reformulação” proposta pelo Governo, que consiste em uma ação no sentido de se atribuir a sua real especificidade bem como a sua efetiva utilização. Porém, é importante entendermos que a “reformulação” do Ensino Médio Brasileiro ainda requer muitos estudos e discussões.

Biografia do Autor

Aline Tatiane Evangelista de Oliveira, Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ)

Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ). Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professora do UNIARAXÁ e do Governo do Estado de Minas Gerais

Rosimeire Montanuci, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Vanessa Ferreira Silva Arantes, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Canápolis

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Artigos