Epistemologia Genética no Ensino Superior Formas de raciocínio e modelo pedagógico institucional
algumas implicações na formação do profissional do Direito
Palavras-chave:
alunos do curso de Direito, epistemologia genética de Jean Piaget, formas de raciocínio, modelo pedagógico do UnipamResumo
O presente estudo buscou identificar se as formas de raciocínio utilizadas pelos estudantes do curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas modificaram-se a partir do novo modelo pedagógico implantado na instituição em 2011. Utilizou-se o método clínico de Piaget, que tem como base a técnica de conservação livre sobre um tema dirigido pelo pesquisador, que se orienta pelas respostas dadas. Colocam-se problemas e fazem-se variar as condições do jogo. Comparados aos alunos do 2° período, os alunos do 10º período apresentaram melhor raciocínio hipotético-dedutivo em todas as provas aplicadas, o que diverge do estudo realizado por Amâncio (2002), em que a autora averiguou que não ocorreram diferenças significativas no desempenho dos alunos formandos em relação aos alunos iniciantes. Isso sugere que o modelo pedagógico adotado pelo Unipam a partir de 2011 contribuiu para que a qualidade de pensamento e do raciocínio dos alunos do curso de Direito se modificasse.