Epistemologia Genética no Ensino Superior Formas de raciocínio e modelo pedagógico institucional

algumas implicações na formação do profissional do Direito

Autores

  • Márcia Regina Amâncio Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

alunos do curso de Direito, epistemologia genética de Jean Piaget, formas de raciocínio, modelo pedagógico do Unipam

Resumo

O presente estudo buscou identificar se as formas de raciocínio utilizadas pelos estudantes do curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas modificaram-se a partir do novo modelo pedagógico implantado na instituição em 2011. Utilizou-se o método clínico de Piaget, que tem como base a técnica de conservação livre sobre um tema dirigido pelo pesquisador, que se orienta pelas respostas dadas. Colocam-se problemas e fazem-se variar as condições do jogo. Comparados aos alunos do 2° período, os alunos do 10º período apresentaram melhor raciocínio hipotético-dedutivo em todas as provas aplicadas, o que diverge do estudo realizado por Amâncio (2002), em que a autora averiguou que não ocorreram diferenças significativas no desempenho dos alunos formandos em relação aos alunos iniciantes. Isso sugere que o modelo pedagógico adotado pelo Unipam a partir de 2011 contribuiu para que a qualidade de pensamento e do raciocínio dos alunos do curso de Direito se modificasse.

Biografia do Autor

Márcia Regina Amâncio, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestra em Educação. Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Downloads

Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Artigos