Monica’s Gang na sala de aula de inglês como língua estrangeira
práticas interacionais e discursivas na construção de diálogos interculturais
Palavras-chave:
histórias em quadrinhos da Monica’s Gang, diálogos interculturais, ensino-aprendizagem de língua inglesaResumo
Este artigo tem como objetivo central discutir a forma como a interação com as histórias em quadrinhos (HQs) da Monica’s Gang pode gerar diálogos interculturais no contexto de ensino-aprendizagem de inglês como língua/cultura estrangeira. Este trabalho fundamenta-se principalmente nas teorias sobre interculturalidade em sala de aula de língua estrangeira e na perspectiva interacionista e dialógica de Bakhtin. Os dados foram gerados por meio de um curso de extensão sobre leitura de histórias em quadrinhos da Monica’s Gang oferecido em uma escola pública estadual, em Goiânia, Goiás, e contou com a participação de cinco estudantes do Ensino Médio. Os dados revelam que as interações e diálogos interculturais promovidos a partir da leitura das histórias em quadrinhos instigaram as participantes a reconhecer outros universos culturais e a repensar a(s) sua(s) própria(s) cultura(s) nesse processo, bem como promoveram momentos de reflexão sobre estereótipos culturais e pontos de vista monolíticos.