Monica’s Gang na sala de aula de inglês como língua estrangeira

práticas interacionais e discursivas na construção de diálogos interculturais

Autores

  • Fernanda Rosa Rodrigues Serviço Social do Comércio (SESC)
  • Carla Janaina Figueredo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

histórias em quadrinhos da Monica’s Gang, diálogos interculturais, ensino-aprendizagem de língua inglesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo central discutir a forma como a interação com as histórias em quadrinhos (HQs) da Monica’s Gang pode gerar diálogos interculturais no contexto de ensino-aprendizagem de inglês como língua/cultura estrangeira. Este trabalho fundamenta-se principalmente nas teorias sobre interculturalidade em sala de aula de língua estrangeira e na perspectiva interacionista e dialógica de Bakhtin. Os dados foram gerados por meio de um curso de extensão sobre leitura de histórias em quadrinhos da Monica’s Gang oferecido em uma escola pública estadual, em Goiânia, Goiás, e contou com a participação de cinco estudantes do Ensino Médio. Os dados revelam que as interações e diálogos interculturais promovidos a partir da leitura das histórias em quadrinhos instigaram as participantes a reconhecer outros universos culturais e a repensar a(s) sua(s) própria(s) cultura(s) nesse processo, bem como promoveram momentos de reflexão sobre estereótipos culturais e pontos de vista monolíticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rosa Rodrigues, Serviço Social do Comércio (SESC)

Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de inglês no SESC, Serviço Social do Comércio, em Goiás

Carla Janaina Figueredo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de língua inglesa do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Faculdade de Letras da UFG

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Artigos