A retextualização como estratégia metodológica para a compreensão e a escrita significativa de textos

uma abordagem interdisciplinar do estudo do gráfico

Autores

  • Carmen Starling Bergamini Grijó Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria Risolina de Fátima Ribeiro Correia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

gênero gráfico, retextualização, Teoria da Estrutura Retórica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar pontos relevantes de um estudo sobre os aspectos necessários para uma interpretação do gênero gráfico no âmbito escolar e até mesmo fora dele e demonstrar como o processo de retextualização, considerando esse gênero como texto-fonte, contribui significativamente para o entendimento do gênero textual. Essa decisão justifica-se pelo fato de, hoje, ser constatada a escassez de atividades que levam o estudante a fazer o uso crítico da língua, tornando-o mais participativo e atuante na sociedade, mediante a ampliação das capacidades de compreensão e comunicação e, ao mesmo tempo, desenvolver a competência discursiva. Este trabalho norteia-se pelos enfoques teóricos da Linguística Textual, especificamente no que se refere ao processo de textualidade e de retextualização, de acordo com Dell’Isola (2007), buscando uma interface com a Teoria da Estrutura Retórica (RST), tal como desenvolvida por Mann & Thompson (1988).

Biografia do Autor

Carmen Starling Bergamini Grijó, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Estudos Linguísticos – UFMG

Maria Risolina de Fátima Ribeiro Correia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Estudos Linguísticos – UFMG

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Publicado

2020-03-12

Edição

Seção

Artigos