Alfabetização e letramento
desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
alfabetização e letramento, formação de professores, supervisão escolar, ensino e aprendizagemResumo
Este trabalho apresenta os desafios contemporâneos voltados para a alfabetização e letramento no cenário brasileiro. Com o intuito de identificar e analisar práticas pedagógicas voltadas para o processo de alfabetização e letramento, bem como apontar os principais entraves encontrados pelos docentes e discentes nesse processo, foi realizada pesquisa bibliográfica em livros, revistas, teses, dissertações, online ou impressos. Os principais autores que nortearam este estudo foram Ferreiro e Teberosky (1999 e 2003), Piaget (1999) e Soares (1998, 2003 e 2004). Os objetivos propostos foram: identificar e analisar os principais desafios na atualidade encontrados no processo de alfabetização e letramento e assim apontar o papel do supervisor nesse processo; reconhecer estratégias inovadoras e eficazes tanto na alfabetização, quanto no letramento; propor a distinção entre alfabetização e letramento e por fim identificar as fases dos processos de alfabetização. Os resultados mostraram que o trabalho do supervisor é fundamental no processo de alfabetização e letramento; ele tem o papel de propor aos educadores condições para que eles executem sua prática com segurança e criatividade respeitando o ritmo de aprendizagem dos educandos. Para tanto, é imprescindível supervisores capacitados que conheçam as diversas teorias do conhecimento, aliando-as a práticas educativas, podendo cobrar e ajudar quando necessário de seus educadores estratégias e metodologias de ensino, de forma crítica e criativa, promovendo a formação de um educando capaz de aprender e colocar em prática o que assimilou.