Formação de professores e desenvolvimento profissional docente

a importância da formação permanente para o professor agente da mudança

Autores

  • Géssika Mendes Vieira Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

formação de professores, desenvolvimento profissional docente, docência

Resumo

Este artigo apresenta a importância da Formação de Professores e do Desenvolvimento Profissional Docente para a construção de saberes no âmbito educacional, enfocando o desenvolvimento da prática docente reflexiva em conjunto com as mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas. Sendo assim, entre conceitos e ideias, são discutidas as teorias educacionais e as experiências dos docentes, assim como a trajetória constante em busca do Desenvolvimento Profissional e da Formação Continuada. Para esta pesquisa, foram utilizados os recursos da pesquisa bibliográfica, com a finalidade de obter um referencial possível de análise para compreensão da prática docente como agente de transformação social.

Biografia do Autor

Géssika Mendes Vieira, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. Pós-graduada em Literatura Brasileira pela Universidade de Araraquara – UNIARA e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios com Ênfase em Marketing. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas - GEPRESPE vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - PPGE UNIUBE

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Publicado

2020-03-12

Edição

Seção

Artigos