O estudo da sinonímia em livros didáticos do Ensino Médio/Técnico
Palavras-chave:
sinonímia, Ensino Médio/Técnico, material didáticoResumo
O artigo busca apresentar como os estudos de sinonímia são apresentados em livros didáticos do Ensino Médio/Técnico, a fim de verificar se o material didático contempla as principais questões relacionadas ao assunto. A pesquisa se baseia no campo da sinonímia, que estuda a possibilidade de palavras com significados aproximados se substituírem em determinados contextos. A sinonímia se encontra no grande campo da semântica, dedicada aos estudos dos significados de palavras e frases. O estudo teve como base textos teóricos que tratam de conceitos da semântica e da sinonímia, de modo que se pudesse verificar se as explicações e os exercícios dos livros didáticos contemplavam o que foi abordado por pesquisadores da área. Chegou-se à conclusão de que existe uma forte consonância entre os conceitos da sinonímia e as explicações e atividades dos livros didáticos, ou seja, pode-se afirmar que o material escolar aborda pontos importantes levantados pelos linguistas.