Um olhar sistêmico-funcional para gêneros produzidos em contexto acadêmico

Autores

  • Izabel Maria Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

linguística sistêmico-funcional, pedagogia de gêneros, contexto acadêmico

Resumo

O presente trabalho, síntese do Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, textos produzidos em contexto acadêmico, a fim de verificar o propósito social e os objetivos sociocomunicativos do gênero que opera cada texto. Os dados da pesquisa constituem-se de textos produzidos na disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que a escolha dos gêneros, em cada tarefa analisada, é motivada por propósitos sociais e objetivos sociocomunicativos comuns, mas alguns textos apresentam características de gêneros mistos.

Biografia do Autor

Izabel Maria Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda do Programa de Estudos da Linguagem, vinculado à linha de pesquisa “Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas”, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento e em Docência no Ensino Superior pela UNIASSLEVI

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Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos