BNCC – Base Nacional Comum Curricular

pressupostos didáticos e metodológicos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

metodologias de ensino, ensino e aprendizagem em Matemática, currículo escolar, Matemática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo suscitar reflexões aos professores que ministram aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando uma abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 22 de dezembro de 2017, que propõe novas formas de abordar o conhecimento matemático em sala de aula, contribuindo para a formação continuada e permanente do professor por meio do desenvolvimento de competências e habilidades. A metodologia de pesquisa utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfico-documental, apoiada em documentos de órgãos oficiais e em teóricos que debruçam sobre a temática. O trabalho em questão apresenta orientações, apoio aos professores e encaminhamentos para as aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Educação Básica e dos cursos de pós-graduação lato sensu em Educação em Uberlândia

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Titular na Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos