O conceito de história social de Carol Gray como estratégia de ensino

diálogo entre literatura e pensamento visual para o discente com Síndrome de Asperger

Autores

  • Alice Marc Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

cenário, literatura e humanização, sociointeracionismo, Síndrome de Asperger, pensamento visual

Resumo

Os mecanismos de acesso e permanência do aluno com Transtornos do Espectro Autista (TEA) no ensino superior ainda são pouco desenvolvidos, no Brasil. Diante disso, é importante compartilhar possibilidades de intervenção pedagógica, em cooperação. Nos Estados Unidos da América, a pesquisadora Temple Grandin compartilha, em suas obras, estratégias de aprendizagem desenvolvidas em sua própria trajetória acadêmica, como pessoa com Síndrome de Asperger, constituindo um relato precioso para a Educação Especial. Considerando sua forma de pensar, os cenários da literatura permitem a visualização de conceitos de diversas disciplinas pelo aluno com TEA. Trata-se de uma abordagem sociointeracionista, adotando-se os conceitos de cenário ou história social de Carol Gray e de literatura humanizadora de Antonio Candido.

Biografia do Autor

Alice Marc, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em História. Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, PPGH UNISINOS

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Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos