O conceito de história social de Carol Gray como estratégia de ensino
diálogo entre literatura e pensamento visual para o discente com Síndrome de Asperger
Palavras-chave:
cenário, literatura e humanização, sociointeracionismo, Síndrome de Asperger, pensamento visualResumo
Os mecanismos de acesso e permanência do aluno com Transtornos do Espectro Autista (TEA) no ensino superior ainda são pouco desenvolvidos, no Brasil. Diante disso, é importante compartilhar possibilidades de intervenção pedagógica, em cooperação. Nos Estados Unidos da América, a pesquisadora Temple Grandin compartilha, em suas obras, estratégias de aprendizagem desenvolvidas em sua própria trajetória acadêmica, como pessoa com Síndrome de Asperger, constituindo um relato precioso para a Educação Especial. Considerando sua forma de pensar, os cenários da literatura permitem a visualização de conceitos de diversas disciplinas pelo aluno com TEA. Trata-se de uma abordagem sociointeracionista, adotando-se os conceitos de cenário ou história social de Carol Gray e de literatura humanizadora de Antonio Candido.