A inscrição do afeto na narrativa

a reconstrução discursiva do papel das emoções no processo de aprendizagem de Língua Inglesa

Autores

  • Diego Abreu Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

aquisição de segunda língua, ensino-aprendizagem de inglês, estudos do discurso, afeto, narrativa

Resumo

Dois são os objetivos deste trabalho: 1) investigar o processo de reconstrução discursiva dos afetos a partir de sua narrativização; 2) gerar entendimentos acerca do papel desempenhado pela afetividade na trajetória de aprendizagem de língua inglesa desde a perspectiva dos sujeitos envolvidos em tal empreendimento. Para tanto, analiso a forma como os participantes deste estudo reconstroem narrativamente suas vivências em sala de aula de inglês. Parto do conceito de afetividade sócio-historicamente construída. Articulo tal visão com um plexo de teorias que destacam a construção discursiva dos afetos a partir da narrativa. Como ferramental analítico das narrativas, destaco o modelo proposto por Labov (1972). Os resultados alcançados evidenciam a importância dos expedientes avaliativos para a reedificação narrativa das experiências afetivas vividas pelos colaboradores do estudo e o caráter teleologicamente ambivalente dos elementos afetivos à luz da reconstrução desses pelos participantes.

Biografia do Autor

Diego Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Palestrante na PUC-Rio no curso de Pós-Graduação em Língua Inglesa. Professor EBTT no Instituto Federal do Maranhão (Campus-Codó)

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Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos