A formação epistemológica do pesquisador em educação

desafios, possibilidades e perspectivas

Autores

  • Henrique Carivaldo de Miranda Neto Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

epistemologia, pesquisa em educação, formação de pesquisadores em educação

Resumo

Este artigo tem como objeto de investigação a formação epistemológica dos pesquisadores em educação, no Brasil. Por meio de um breve resgate da história e da trajetória da pesquisa educacional e da formação dos pesquisadores em educação, no Brasil, que, de forma sistematizada, possui menos de um século, procurou-se delinear algumas questões que podem permitir a elaboração de um olhar mais amplo, reflexivo e sistêmico sobre os caminhos, edificados e em construção, dessa pesquisa e da formação dos seus pesquisadores, possibilitando-nos refletir sobre diversos aspectos, entre os quais, aqueles que se relacionam à formação epistemológica do pesquisador em educação. Posto que a epistemologia ocupa-se das questões relativas à obtenção, à natureza, às características, às fontes, aos limites, à justificação e aos critérios que configuram e categorizam o conhecimento científico, as reflexões, aqui apresentadas, partem do pressuposto basilar de que a formação epistemológica desempenha papel relevante na formação do pesquisador e, especificamente, do pesquisador em educação, uma vez que o entendimento e a clareza quanto aos pressupostos epistemológicos, que constituem a construção do conhecimento científico, podem contribuir para o avanço e a qualidade da pesquisa, ainda que seja possível indagar que essa formação epistemológica, por si só, não constitui elemento garantidor de qualidade e de desempenho.

Biografia do Autor

Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutor em Educação. Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão e docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Pós-doutor e doutor em Educação. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Downloads

Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Artigos