A importância do ensino eficiente no processo de alfabetização e letramento

Autores

  • Helga Carvalho Baptista de Almeida Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul
  • José Ignacio Ribeiro Marinho Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

conhecimentos fonético-fonológicos, alfabetização, letramento, consciência fonológica, aquisição da norma urbana de prestígio

Resumo

O processo de alfabetização e letramento é o momento de aquisição da língua escrita e enriquecimento da língua oral. Nesse período, o aluno é apresentado aos conhecimentos fonético-fonológicos e começa a desenvolver a chamada consciência fonológica, a qual compreende a contraposição entre as letras e os sons. A consciência fonológica é importante para o aluno e para o professor de Português Brasileiro (PB), uma vez que ela irá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O professor de PB deve estar atento às variações linguísticas, aos elementos prosódicos da fala, à representação das vogais e consoantes na grafia e nos seus sons. A partir da análise dessas representações de sons e sua escrita é que o professor irá preparar sua estratégia de identificação, avaliação e intervenção nas produções textuais de seus alunos. O intuito é ajudar na aquisição da norma urbana de prestígio, minimizando e corrigindo as falhas de leitura e escrita nas produções textuais dos alunos.

Biografia do Autor

Helga Carvalho Baptista de Almeida, Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul/RJ

José Ignacio Ribeiro Marinho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Cambuci/RJ e de Itaperuna/RJ. Tutor de Crítica Textual, Latim Genérico, Literatura Brasileira II, Literatura Brasileira III e Português IV da Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Artigos