O leitor emoldurado

Autores

  • Geovane Fernandes Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

prática leitora, leitura silenciosa, representação da leitura

Resumo

O propósito deste texto é apresentar uma análise de dois quadros de pintura nos quais se representa a prática da leitura: um de Rembrandt (1631) e outro de Spitzweg (1850). Antes da análise, porém, é feita uma breve descrição da história da leitura, dos suportes e das práticas leitoras, da Antiguidade ao início deste século. A prática leitora, independentemente da época, sofre restrições; ela foi e está emoldurada por circunstâncias culturais. Aos estudiosos resta contemplá-la, singularizá-la e interpretá-la.

Biografia do Autor

Geovane Fernandes Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutor em Estudos Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Centro Universitario de Patos de Minas (UNIPAM)

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Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Artigos