History Textbook

enunciative analysis of indigenous Ethnogenesis

Autores

  • Bárbara de Souza Freitas Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

livro didático, indígena, Semântica do Acontecimento

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a expressão “reetinização” em enunciados do livro didático de História do Ensino Fundamental II, da coleção Projeto Araribá, e como ela pode sustentar ideias estereotipadas em relação ao indígena no Brasil. Para isso, seleciona-se um recorte desse material referente à situação indígena contemporânea no Brasil e utiliza-se da orientação teórico-metodológica da Semântica do Acontecimento para o estudo do sentido dessa expressão, trabalhando, especificamente, com os conceitos de cena enunciativa; designação; reescrituração; Domínio Semântico de Determinação (DSD); memorável. A análise mostrou que afirmações feitas nos enunciados estudados a respeito do processo de reetinização indígena no Brasil podem sustentar estereótipos comumente atribuídos ao indígena.

Biografia do Autor

Bárbara de Souza Freitas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (SP)

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Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Artigos