Tirinhas

uma proposta para o ensino em sala de aula

Autores

  • Hirlene de Oliveira e Silva Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

tirinhas, ensino, sala de aula, ludicidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar um breve panorama das tirinhas e elencar maneiras de como elas podem ser incorporadas ao ambiente educacional. Por meio de uma revisão bibliográfica (Cardoso (2013), Matencio (2012), Pessoa (2016), Rama e Vergueiro (2007) e Ramos (2022)), consideram-se as tirinhas como um recurso eficaz para aprimorar a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Segundo os autores estudados, a capacidade das tirinhas de abordar temas complexos de maneira divertida, explorando o elemento lúdico como uma forma de aprendizado, faz com que elas sejam ferramentas de ensino eficazes. Além disso, verificou-se que a utilização das tirinhas como estratégia pedagógica depende da adaptação, feita pelo professor, às necessidades educacionais dos alunos. Este artigo é apenas ponto de partida para educadores interessados em explorar o vasto potencial das tirinhas, promovendo assim o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico dos alunos.

Biografia do Autor

Hirlene de Oliveira e Silva, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestranda pelo Projeto Trilhas de Futuro Educadores - SEE/MG

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos