Desenvolvimento de Recursos Táteis Sensoriais em Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes surdocegos

Autores

  • Ana Sara Tomé Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Eliane Maria de Carvalho Universidade de São Paulo (USP)
  • Bruno Pereira Garcês Universidade de São Paulo (USP)
  • Diego Augusto Costa Alves Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Palavras-chave:

surdocegos, ensino-aprendizagem, estimulação sensorial tátil, inclusão

Resumo

Este trabalho aborda o desenvolvimento de modelos sensoriais pedagógicos em Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes surdocegos. A surdocegueira é uma deficiência única que apresenta estratégias para locomoção, comunicação, orientação e mobilidade, demandando sistemas de comunicação e recursos pedagógicos especializados. O objetivo deste estudo é analisar e desenvolver modelos sensoriais táteis em TA para contribuir com o processo de letramento dos estudantes surdocegos, incorporando elementos sensoriais. Adotamos uma abordagem qualitativa, visando compreender a complexidade do problema e a interação entre variáveis. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura e uma abordagem exploratória, sistemática e interpretativa para análise dos dados. Esta pesquisa dialoga com contribuições para Educação Especial, destacando-se autores como Oliveira (2023), Ciavatta (2014), Ramos (2017), Souza e Rahme (2023), Lévy (1995), Maia (2020), Bersch (2017), Maia, Aráoz, Ikonomidis (2010), Araújo, Pereira e Santana Júnior (2014), Almeida (2015) e Watanabe (2017), e busca ampliar a compreensão do processo de ensino-aprendizagem para estudantes surdocegos a partir dos recursos em TA.

Biografia do Autor

Ana Sara Tomé Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Mestranda em Educação Tecnológica (PPGET- IFTM/MG)

Eliane Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Ciências - Fisiopatologia Experimental e professor (USP)

Bruno Pereira Garcês, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Química - Química Analítica

Diego Augusto Costa Alves, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Discente em Engenharia Mecânica

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos