Desenvolvimento de Recursos Táteis Sensoriais em Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes surdocegos
Palavras-chave:
surdocegos, ensino-aprendizagem, estimulação sensorial tátil, inclusãoResumo
Este trabalho aborda o desenvolvimento de modelos sensoriais pedagógicos em Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes surdocegos. A surdocegueira é uma deficiência única que apresenta estratégias para locomoção, comunicação, orientação e mobilidade, demandando sistemas de comunicação e recursos pedagógicos especializados. O objetivo deste estudo é analisar e desenvolver modelos sensoriais táteis em TA para contribuir com o processo de letramento dos estudantes surdocegos, incorporando elementos sensoriais. Adotamos uma abordagem qualitativa, visando compreender a complexidade do problema e a interação entre variáveis. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura e uma abordagem exploratória, sistemática e interpretativa para análise dos dados. Esta pesquisa dialoga com contribuições para Educação Especial, destacando-se autores como Oliveira (2023), Ciavatta (2014), Ramos (2017), Souza e Rahme (2023), Lévy (1995), Maia (2020), Bersch (2017), Maia, Aráoz, Ikonomidis (2010), Araújo, Pereira e Santana Júnior (2014), Almeida (2015) e Watanabe (2017), e busca ampliar a compreensão do processo de ensino-aprendizagem para estudantes surdocegos a partir dos recursos em TA.