A pedagogia de ensinar o ‘surdo-mudo’ em Portugal em oitocentos

surgimento de institutos e escolas

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Palavras-chave:

surdo-mudo, método oral, método de sinais-gestual, institutos, pedagogia de ensino

Resumo

Este estudo, de índole histórico-descritiva, utiliza uma metodologia hermenêutica para analisar fontes, documentos e a história ‘especial’ sobre os ‘surdos-mudos’ em Portugal, abrangendo os séculos XIX e parte do XX. O termo ‘surdo-mudo’ sofreu influências positivistas e estruturalistas, resultando em alterações ortográficas que modificaram o seu valor cultural e o transformaram num instrumento de ‘normalização’, atualizando-se com novas lógicas e perspetivas científicas, especialmente provenientes da medicina. Os objetivos deste estudo são os seguintes: compreender historicamente a atenção educativa e o ensino aos ‘surdos-mudos’ no período analisado; analisar o papel pioneiro do Real Instituto de Surdos-Mudos e Cegos da Casa Pia e de outras instituições, como o Instituto Jacob R. Pereira, no ensino dos ‘surdos-mudos’; conhecer os contributos do Padre Aguiar para o ensino dos ‘surdos-mudos’ nos institutos; e analisar a pedagogia e os métodos de ensino aplicados aos ‘surdos-mudos’. Este trabalho contribui para a História da Educação dos Surdos-Mudos em Portugal.

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Artigos