Scrabble
do jogo pedagógico à pedagogia do jogo por meio das práticas de letramento e numeramento
Palavras-chave:
Scrabble, letramento, numeramento, ensino, aprendizagemResumo
Brincar é parte integrante da vida cotidiana. Por meio de jogos de palavras, dramatizações, videogames, as pessoas buscam constantemente práticas lúdicas, reconhecidas como atividades de lazer – uma fonte de prazer. Fazendo-se uso do Scrabble, por meio de atividades de letramento e numeramento, o presente estudo consistiu em levar os alunos a construir conhecimento nas diversas disciplinas da grade curricular, em especial, Português e Matemática. Para tanto, a metodologia adotada teve por base documentos publicados física e virtualmente. Quanto às bases teóricas, foram adotadas as ideias de Chambovay (2013), France (2023), Grimal (2018), HAS (2022), Huizinga (2019), Nemessany (2020), UNESCO (2017) e Vianez e Olombel (2019). Concluiu-se que o Scrabble promove competências linguísticas, matemáticas e transversais, pois, sendo principalmente um jogo de tabuleiro, é também uma excelente ferramenta de ensino; seu uso em sala de aula permite que os alunos aprendam brincando, oportunizando aos professores a conciliarem os objetivos de ensino com as aspirações dos alunos; ainda, a implementação de atividades que promovam a aquisição dessas habilidades geralmente representa um desafio para os professores que desejam variar os métodos de ensino e manter os alunos estimulados e entusiasmados.