Impacto do estágio em um grupo de estudantes chineses do curso de graduação em português

Autores

  • Ricardo Henrique Almeida Dias Jilin International Studies University
  • Cong Liu Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU)
  • Xianru Ma Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU)

Palavras-chave:

estágio profissional, ensino de português para estrangeiros (PLE), prática reflexiva

Resumo

Temos por objetivo analisar os relatórios de estágio em tradução e interpretação feitos por dez estudantes do curso de português de uma universidade chinesa. O estágio é um período singular da formação acadêmica, já que o estudante pode colocar em prática os conhecimentos aprendidos em situações formais do ensino universitário. Usamos como referencial teórico os estudos da socióloga Marie Christine Josso, uma vez que a autora estabeleceu metodologias frutíferas para a análise das narrativas de vida. A experiência do estágio foi importante para que os estudantes tivessem contato com nativos da língua portuguesa e pudessem raciocinar rapidamente em português. Além disso, os estudantes também puderam planejar o futuro profissional após a conclusão do curso.

Biografia do Autor

Ricardo Henrique Almeida Dias, Jilin International Studies University

Doutor em Educação pela FE/Unicamp. Atualmente é professor do curso de Português da Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU), Changchun, China. E-mail: [email protected].

Cong Liu, Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU)

Mestra em Estudos Internacionais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial – Estudos Portugueses pela Universidade do Minho. Atualmente é professora do curso de Português da Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU), Changchun, China. E-mail: [email protected]

Xianru Ma, Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU)

Mestra em Línguas, Literaturas e Culturas: Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro. Atualmente é professora do curso de Português da Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU), Changchun, China. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Artigos