Da adaptação de Flanagan à narrativa de Poe

recriação audiovisual de “A Queda da Casa de Usher”

Autores

  • Pedro Felipe Praxedes da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Palavras-chave:

A Queda da Casa de Usher, Edgar Allan Poe, adaptação, Netflix

Resumo

O presente artigo faz uma análise comparativa do primeiro episódio – “Meia noite que apavora” – da minissérie A Queda da Casa de Usher (2023), adaptação do diretor Mike Flanagan, com o conto literário homônimo de Edgar Allan Poe, publicado originalmente em Contos do Grotesco e do Arabesco (1840) e presente na coletânea Histórias extraordinárias (2008). Pretende-se verificar de que formas a adaptação redimensiona e expande os elementos da narrativa poeana, considerando os recursos da linguagem audiovisual e o contexto de veiculação midiática. Para isso, fundamentam este trabalho teorizações sobre intertextualidade propostas por Leyla Perrone-Moisés, estudos sobre adaptação de Robert Stam e Linda Hutcheon, contribuições de Marcel Martin sobre linguagem cinematográfica, entre outros autores. Assim, nota-se que a minissérie, ao se apropriar das características inerentes à Allan Poe, reelabora aspectos do conto, explorando suas nuances implícitas, adaptando-os à mídia audiovisual e promovendo uma reflexão sobre sua permanência cultural contemporânea.

Biografia do Autor

Pedro Felipe Praxedes da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Discente de Letras – Português

Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Professora orientadora, Doutora em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPB)

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Publicado

2025-07-11

Edição

Seção

Artigos