Da adaptação de Flanagan à narrativa de Poe
recriação audiovisual de “A Queda da Casa de Usher”
Palavras-chave:
A Queda da Casa de Usher, Edgar Allan Poe, adaptação, NetflixResumo
O presente artigo faz uma análise comparativa do primeiro episódio – “Meia noite que apavora” – da minissérie A Queda da Casa de Usher (2023), adaptação do diretor Mike Flanagan, com o conto literário homônimo de Edgar Allan Poe, publicado originalmente em Contos do Grotesco e do Arabesco (1840) e presente na coletânea Histórias extraordinárias (2008). Pretende-se verificar de que formas a adaptação redimensiona e expande os elementos da narrativa poeana, considerando os recursos da linguagem audiovisual e o contexto de veiculação midiática. Para isso, fundamentam este trabalho teorizações sobre intertextualidade propostas por Leyla Perrone-Moisés, estudos sobre adaptação de Robert Stam e Linda Hutcheon, contribuições de Marcel Martin sobre linguagem cinematográfica, entre outros autores. Assim, nota-se que a minissérie, ao se apropriar das características inerentes à Allan Poe, reelabora aspectos do conto, explorando suas nuances implícitas, adaptando-os à mídia audiovisual e promovendo uma reflexão sobre sua permanência cultural contemporânea.