Metodologias ativas

desenvolvendo a aprendizagem no século XXI

Autores

  • Girlene Firmina Diniz Universidade de Uberaba (UNIUBE) https://orcid.org/0000-0001-5275-0485
  • Renato José Fernandes Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Jaqueline Freitas da Silva Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

metodologias ativas, educação, aprendizagem

Resumo

Este artigo trata de uma temática de tendência do século atual: metodologias ativas. Tem como objetivo apresentar algumas metodologias ativas que podem ser incorporadas às metodologias de ensino para melhor aproveitamento e aprendizagem dos estudantes. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, utilizando a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica para explorar os conceitos de metodologias ativas, analisar suas vantagens e desafios e destacar a sua importância na educação contemporânea. As fontes foram livros e artigos de periódicos, que permitiram produzir uma reflexão sobre a origem das metodologias ativas ao longo do tempo, definições e possibilidades. Os resultados apontaram que as metodologias ativas influenciam nas maneiras de organizar o currículo, na concepção de ensinar e de aprender, constituindo uma proposta metodológica inovadora e buscando preparar os alunos para um mundo complexo e em constante evolução. Nesse contexto, o professor é o mediador do conhecimento e utiliza diversas metodologias de ensino para promover a aprendizagem significativa. Diante disso, este estudo reforça a necessidade de uma mudança de perspectiva, em que a sala de aula se torne um ambiente dinâmico e colaborativo, focado no desenvolvimento integral do aluno.

Biografia do Autor

Girlene Firmina Diniz, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutoranda em Educação 

Renato José Fernandes, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutorando em Educação

Jaqueline Freitas da Silva, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutoranda em Educação

Downloads

Publicado

2025-12-08

Edição

Seção

Artigos