Levantamento florístico da Escola Estadual “Nossa Senhora da Piedade” como instrumento para educação ambiental
Palavras-chave:
biodiversidade, botânica, educação ambientalResumo
O Brasil é um país megadiverso, com uma flora muito rica (BRASIL, 2016), e o Cerrado brasileiro apresenta 36,9% do total de espécies listadas na “Flora do Brasil” (FERNANDES et al., 2016). A biodiversidade tem vital importância para a manutenção de ecossistemas e para as atividades humanas (BRASIL, 2006b). Entretanto, o Cerrado vem passando por dificuldades em decorrência da exploração de seus recursos. Sendo assim, é imprescindível a ação da educação ambiental nos mais diversos ambientes para criar um sentimento de respeito com a natureza e de necessidade de cuidar de nossa biodiversidade. O objetivo do presente estudo foi realizar o levantamento florístico das espécies arbustivas e arbóreas na escola estadual “Nossa Senhora da Piedade” em Lagoa Formosa – MG. A relação de espécies vegetais servirá de material para o desenvolvimento de posteriores trabalhos de educação ambiental. Foram encontrados 178 indivíduos pertencentes a 60 espécies e 26 famílias botânicas. A família com maior número de indivíduos foi a família Fabaceae, e a espécie mais presente foi Peltophorum dubium (Spreng.) Taub., conhecida por canafístula. Espera-se, depois desse estudo, que a comunidade escolar possa desenvolver trabalhos de educação ambiental envolvendo a flora presente na escola.