Indisciplina no ensino superior

perspectivas de um curso de medicina veterinária de uma IES

Autores

  • Aparecida Silvério Rosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

processos educacionais, indisciplina, ensino superior

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar comparativamente os entendimentos de alunos e de professores de um curso superior acerca da questão da indisciplina em referido nível de ensino. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfico-documental e de campo. A pesquisa de campo foi feita no curso de Medicina Veterinária de uma IES privada da cidade de Patos de Minas e teve como participantes professores e alunos do 2º e do 10º período. Para a coleta dos dados, utilizou-se de um questionário misto a um total de 146 discentes e 12 docentes. Os resultados mostraram que todos os participantes dessa pesquisa consideram diversas situações como indisciplinadas. As concepções dos professores, dos alunos iniciantes e dos concluintes relacionam a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às regras, normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Com a pesquisa, vimos, ainda, que indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta.

Biografia do Autor

Aparecida Silvério Rosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora Mestre do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Professora Doutora da Universidade de Uberaba – UNIUBE

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos