Mediação pedagógica e tecnológica frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação na modalidade de educação a distância
Palavras-chave:
paradigmas da educação, educação a distância, mediaçãoResumo
O presente artigo tem como intuito apresentar e discutir os conceitos relativos a mediação pedagógica e tecnológica das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Para tanto, discute-se o paradigma da Educação de acordo com a proposta de Thomas Kuhn (1991). Como alicerce epistemológico da Educação, apresenta-se o conceito e a proposta de mediação segundo a teoria sociointeracionista vigotskiana abordada por Bronckart (1999). A metodologia de pesquisa se enquadra como qualitativa de caráter bibliográfico. Assim, a presente pesquisa tem como premissa fomentar a construção e o desenvolvimento de uma amostra de mediação pedagógica e tecnológica que viabilize a construção de uma aprendizagem significativa, em que professores e alunos sejam sujeitos ativos em novo processo de ensino-aprendizagem, em que ocorra a ressignificação dos atores e dos métodos, possibilitando assim um ambiente propício à construção do conhecimento na Educação.