Mediação pedagógica e tecnológica frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação na modalidade de educação a distância

Autores

  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Henrique Carivaldo de Miranda Neto Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

paradigmas da educação, educação a distância, mediação

Resumo

O presente artigo tem como intuito apresentar e discutir os conceitos relativos a mediação pedagógica e tecnológica das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Para tanto, discute-se o paradigma da Educação de acordo com a proposta de Thomas Kuhn (1991). Como alicerce epistemológico da Educação, apresenta-se o conceito e a proposta de mediação segundo a teoria sociointeracionista vigotskiana abordada por Bronckart (1999). A metodologia de pesquisa se enquadra como qualitativa de caráter bibliográfico. Assim, a presente pesquisa tem como premissa fomentar a construção e o desenvolvimento de uma amostra de mediação pedagógica e tecnológica que viabilize a construção de uma aprendizagem significativa, em que professores e alunos sejam sujeitos ativos em novo processo de ensino-aprendizagem, em que ocorra a ressignificação dos atores e dos métodos, possibilitando assim um ambiente propício à construção do conhecimento na Educação.

Biografia do Autor

Adriene Sttéfane Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Centro Universitário de Patos de Minas

Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutorando em Educação pela UNIUBE. Docente do Centro Universitário de Patos de Minas

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos