O estágio supervisionado de Ciências Biológicas e suas práticas profissionais

um relato de experiência

Autores

  • Norma Aparecida Borges Bitar Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bethânia Cristhine de Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Amanda Aparecida Vieira Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação, prática pedagógica, atividades inovadoras

Resumo

Uma educação que transforma e promove o desenvolvimento social demanda do futuro professor ter a consciência e a clareza do que enfrentará a cada dia. A importância da práxis para os cursos de licenciatura promove a maior integração entre a aprendizagem acadêmica e a compreensão da dinâmica das instituições escolares de ensino, possibilitando ao discente estabelecer relações entre a teoria estudada em sala de aula e a prática de ensino. Esse estudo tem o objetivo de partilhar algumas práticas pedagógicas do Estágio Supervisionado (ES) que são rotineiras e parte integrante do modelo pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior (IES), o UNIPAM. Esta pesquisa apresenta atividades práticas que demonstram que o aprendizado, por meio do exercício de funções referentes à profissão que será exercida no futuro, adiciona conhecimentos práticos aos teóricos, e um estágio efetivo proporciona ao futuro professor a capacidade de enfrentar e superar os desafios da profissão. É uma etapa importante para o seu crescimento, pois um estágio bem delineado é garantia de sucesso em sala de aula. O projeto integrador nessa IES tem apresentado aos discentes possibilidades profissionais exitosas e inovadoras nas áreas de atuação de sua formação profissional. A criação de escolas fictícias leva o alunado a compreender melhor o funcionamento de uma escola de Educação Básica, além de lhes orientar em atividades escolares. As práticas pedagógicas realizadas nessa IES levaram os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas a desenvolverem atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionando-lhes um saber profissional específico, além da participação em situações reais de vida e de trabalho.

Biografia do Autor

Norma Aparecida Borges Bitar, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do curso de Ciências Biológicas do UNIPAM

Bethânia Cristhine de Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do curso de Ciências Biológicas do UNIPAM

Amanda Aparecida Vieira Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do curso de Ciências Biológicas do UNIPAM

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos