O estágio supervisionado de Ciências Biológicas e suas práticas profissionais
um relato de experiência
Palavras-chave:
educação, prática pedagógica, atividades inovadorasResumo
Uma educação que transforma e promove o desenvolvimento social demanda do futuro professor ter a consciência e a clareza do que enfrentará a cada dia. A importância da práxis para os cursos de licenciatura promove a maior integração entre a aprendizagem acadêmica e a compreensão da dinâmica das instituições escolares de ensino, possibilitando ao discente estabelecer relações entre a teoria estudada em sala de aula e a prática de ensino. Esse estudo tem o objetivo de partilhar algumas práticas pedagógicas do Estágio Supervisionado (ES) que são rotineiras e parte integrante do modelo pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior (IES), o UNIPAM. Esta pesquisa apresenta atividades práticas que demonstram que o aprendizado, por meio do exercício de funções referentes à profissão que será exercida no futuro, adiciona conhecimentos práticos aos teóricos, e um estágio efetivo proporciona ao futuro professor a capacidade de enfrentar e superar os desafios da profissão. É uma etapa importante para o seu crescimento, pois um estágio bem delineado é garantia de sucesso em sala de aula. O projeto integrador nessa IES tem apresentado aos discentes possibilidades profissionais exitosas e inovadoras nas áreas de atuação de sua formação profissional. A criação de escolas fictícias leva o alunado a compreender melhor o funcionamento de uma escola de Educação Básica, além de lhes orientar em atividades escolares. As práticas pedagógicas realizadas nessa IES levaram os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas a desenvolverem atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionando-lhes um saber profissional específico, além da participação em situações reais de vida e de trabalho.