A afetividade na relação professor-aluno
Palavras-chave:
afetividade, professores, alunosResumo
Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre professora e alunos, dentro da sala de aula, bem como o que as professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental entendem por afetividade, qual a importância que elas atribuem ao afeto no processo de ensino-aprendizagem e se essa relação está presente no cotidiano escolar. Buscou-se, também, compreender como esse afeto é transmitido para os alunos e verificar se as atitudes comportamentais dos alunos em sala tem relação com a postura da professora. Para efetivar esta pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e webliográfica, estudando autores como Piaget, Wallon e Vygotsky que tratam dessa temática. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo numa turma de uma escola de Educação Infantil e outra no 3º ano do Ensino Fundamental, ambas da rede pública. A pesquisa de campo teve por base um questionário aplicado às professoras e a observação das aulas das mesmas. A seguir, realizou-se a consolidação dos dados coletados, bem como a análise deles à luz da teoria referente à temática. Observando as aulas e as respostas das professoras ao questionário e cruzando esses dados com a teoria, ficou elucidado que a afetividade traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança no processo de ensino-aprendizagem e que as professoras estão atentas a essa questão, uma vez que procuram desenvolver suas aulas baseadas no carinho e respeito para com seus alunos.