Análise da avaliação mediadora no âmbito da educação superior

diretrizes e desafios

Autores

  • Laryssa Paiva Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

avalição educacional brasileira, avaliação mediadora, educação superior

Resumo

A avaliação educacional no Brasil, em geral, é praticada pelos docentes de forma coercitiva e classificatória. Isso enseja muitos temores aos discentes, que se sentem coagidos a tirarem boas notas para serem classificados como bons alunos e que se esquecem de preocupar com o aprendizado. Esse modelo tradicional pode ser percebido na educação básica e na educação superior. Com o escopo de modificar tal situação, Hoffmann apresenta o conceito de avaliação mediadora, que visa refletir acerca do processo avaliativo e construir uma relação, sedimentada no diálogo entre aluno e professor, capaz de mediar um aprendizado crescente e enriquecido. Todavia, a aplicação de tal modelo gera resistência por parte de professores, alunos, familiares e sociedade, mormente no que concerne ao âmbito da educação superior. Assim, apresenta-se a seguir uma análise da avaliação mediadora nessa esfera para que se visualizem as peculiaridades e os desafios que envolvem sua efetivação na educação brasileira.

Biografia do Autor

Laryssa Paiva Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos