Análise da avaliação mediadora no âmbito da educação superior
diretrizes e desafios
Palavras-chave:
avalição educacional brasileira, avaliação mediadora, educação superiorResumo
A avaliação educacional no Brasil, em geral, é praticada pelos docentes de forma coercitiva e classificatória. Isso enseja muitos temores aos discentes, que se sentem coagidos a tirarem boas notas para serem classificados como bons alunos e que se esquecem de preocupar com o aprendizado. Esse modelo tradicional pode ser percebido na educação básica e na educação superior. Com o escopo de modificar tal situação, Hoffmann apresenta o conceito de avaliação mediadora, que visa refletir acerca do processo avaliativo e construir uma relação, sedimentada no diálogo entre aluno e professor, capaz de mediar um aprendizado crescente e enriquecido. Todavia, a aplicação de tal modelo gera resistência por parte de professores, alunos, familiares e sociedade, mormente no que concerne ao âmbito da educação superior. Assim, apresenta-se a seguir uma análise da avaliação mediadora nessa esfera para que se visualizem as peculiaridades e os desafios que envolvem sua efetivação na educação brasileira.