A formação do gestor escolar no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí

desafios e perspectivas

Autores

  • Josélia Maria da Silva Farias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

formação de professores, gestão democrática, Pedagogia

Resumo

A globalização da economia ocasionou muitas mudanças na sociedade, uma delas é a descentralização das tomadas de decisões em muitos âmbitos da sociedade. Nesse contexto, a gestão escolar centralizada perde o poder na sociedade, dando lugar a uma gestão com características democráticas na qual o gestor é um dos principais responsáveis pela sua efetivação. Nesse sentido, o estudo objetiva refletir sobre a formação do gestor escolar no âmbito do Curso de Pedagogia da UFPI, bem como sobre as contribuições da gestão democrática do ensino público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica associada à técnica de análise de conteúdo. Os resultados, entre outros aspectos, apontam para a necessária revisão da formação docente e para a instauração e/ou o fortalecimento de processos de mudanças no interior da IES, a fim de que responda aos novos desafios do contexto educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Josélia Maria da Silva Farias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestra em Educação – UFPI. Doutoranda em Educação – UFU. Professora da Universidade Federal do Piauí UFPI/CUMPP

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos