Inteligência artificial aplicada a negócios

Autores

  • Sara Michelle Alves do Amaral Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mislene Dalila da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inteligência artificial, sistemas especialistas, redes neurais, data warehouse, data mining, algorítimos genéticos, big data, ambiente empresarial

Resumo

Atualmente, com o crescente avanço tecnológico em escala mundial, as organizações tem investido, cada vez mais em diferenciais competitivos frente ao mercado. Uma dessas inovações corresponde as ferramentas de IA, mais conhecidas como Inteligência Artificial. Existem vários benefícios em sua utilização e um leque de possibilidades de acordo com o que a empresa necessita dentro do seu perfil. De maneira geral elas foram criadas para auxiliar o homem no desenvolvimento e aprimoramento de funções já realizadas, tornando tarefas complexas simples e rápidas, atividades que necessitariam de vários homens para sua realização, hoje podem ser desempenhadas por apenas um robô, reduzindo custos e melhorando a gestão do tempo.  Com o objetivo de auxiliar, as empresas na escolha da ferramenta mais adequada, este trabalho foi desenvolvido para demonstrar quais são os pros e contras da utilização de cada uma delas e sua eficiência no ambiente empresarial. Vale ressaltar que já é uma prática utilizada em grandes empresas e vem demonstrando resultados acima do esperado. O estudo realizado possibilitou um maior conhecimento sobre o tema, além da sua importância na tomada de decisão correta e maximização dos lucros para a instituição na qual será utilizada a Inteligência Artificial.

Biografia do Autor

Sara Michelle Alves do Amaral, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 8º período do curso de Administração do UNIPAM

Mislene Dalila da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientadora do trabalho. Professora do curso de Sistema de Informação do UNIPAM

Downloads

Publicado

2019-10-02

Edição

Seção

Artigos