O desafio em manter colaboradores motivados
um estudo de caso Supermercados Lima – III
Palavras-chave:
clima organizacional, grau de motivação, colaboradoresResumo
O tema motivação vem sendo muito debatido na prática empresarial, pois apresenta fundamental importância na dinâmica entre as pessoas, já que exerce grande influência na eficácia dos relacionamentos. Neste sentido, o presente estudo buscou alcançar seu objetivo geral que foi analisar a partir de uma pesquisa de clima organizacional o grau de motivação dos colaboradores do Supermercados Lima – III. Para alcançar os objetivos propostos para o estudo, valeu-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva. No tocante a abordagem a pesquisa foi quantitativa. Quanto aos meios, a pesquisa foi um estudo de caso. Para a realização do estudo de caso foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas. A unidade de análise foi à empresa Supermercados Lima – III. O universo da pesquisa foram 40 colaboradores. Para a análise estatística dos dados foi aplicado o programa SPSS. Foi possível constatar no estudo realizado que a grande maioria dos sujeitos entrevistados é do sexo feminino, se encontra na faixa etária entre 20 e 50 anos de idade, é solteiro (a), possui Ensino Fundamental e o Ensino Médio, recebe até dois salários e trabalha na empresa entre um a cinco anos. Como resultados observou-se que a realidade da empresa quanto ao grau de motivação dos colaboradores não é muito otimista tendo em vista que, de modo geral, os colaboradores percebem os aspectos relacionamento e comunicação como regulares; os aspectos liderança, reconhecimento e recompensa e ambiente e equipamentos como bons. Assim, pode-se entrever que a realidade do clima organizacional nesta empresa não é das melhores, pois a percepção geral dos colaboradores é de Regular e Bom. Deste modo, conforme a base teórica apreendida neste estudo, essa não é condição conveniente e ideal para se cultivar um clima organizacional, eis que urge a necessidade de a empresa adotar ações imediatas para transformar essa realidade.