Solução de business intelligence como ferramenta de apoio à gestão estratégica na suinocultura

Autores

  • Lucylene Cândida Rodrigues Machado Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • José dos Reis Mota Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

solução de BI, gestão estratégica, suinocultura, análise financeira

Resumo

A suinocultura brasileira é considerada altamente tecnificada, sendo, portanto, mandatório o controle gerencial. Como consequência, é gerado um enorme volume de dados. No entanto, grande parte são dados zootécnicos. A necessidade de cruzar informações zootécnicas com informações financeiras, por exemplo, é uma realidade vivenciada pelo mercado. Diante disso, este artigo descreve o desenvolvimento de uma solução de Business Intelligence que possibilita a integração dos dados e análise econômica juntamente com índices zootécnicos. Como resultado, a solução possibilita ao consultor e ao produtor o acompanhamento dos indicadores numa única ferramenta. Espera-se ainda que ela permita uma análise mais precisa e uma melhoria da gestão do negócio como um todo.

Biografia do Autor

Lucylene Cândida Rodrigues Machado, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

8º período do Curso de Sistemas de Informação do UNIPAM. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2001)

José dos Reis Mota, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Professor no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Downloads

Publicado

2018-05-28

Edição

Seção

Artigos