SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE, BASEADA NA FERRAMENTA BALANCED SCORECARD, PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

  • Guilherme Silva Alves Centro Universitário de Patos de Minas
  • Italo Andrade Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas

Resumo

Este trabalho tem como finalidade criar uma solução para os gestores da instituição, como uma ferramenta de auxilio, para que o gestor possa realizar a tomada de decisão de forma mais segura e mais estruturada, através de dados analisados.
A solução é desenvolvida com a utilização de Balanced Scorecard (BSC) e Business Intelligence (BI) para a definição de indicadores de valor para a empresa, e também servir de base para os fatos e dimensões do Datawarehouse, com recursos de ferramentas de análise e extração de dados, chamadas de Online Analytical Processing (OLAP), para extrair a informação e armazena-la de forma que posteriormente seja possível o gestor visualiza-la e assim tomar uma decisão.
Com a conclusão desse trabalho, teremos criado uma ferramenta de auxílio à gestão que será possível fazer o tratamento dos dados e apresenta-los, de forma que seja simples e de grande auxilio para o gestor em sua tomada de decisão.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Business Intelligence usando a ferramenta balanced scorecard
##submission.authorWithAffiliation##
Business Intelligence usando a ferramenta balanced scorecard
Publicado
2016-11-18
Como Citar
ALVES, Guilherme Silva; OLIVEIRA, Italo Andrade. SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE, BASEADA NA FERRAMENTA BALANCED SCORECARD, PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista do COMINE, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2016. ISSN 2527-2535. Disponível em: <https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocomine/article/view/167>. Acesso em: 19 oct. 2019.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Balanced Scorecard; Business Intelligence; Datawarehouse