Qualidade de vida dos gestores dentro das organizações
Palavras-chave:
estratégias de enfrentamento, estresse, tensão no trabalhoResumo
As constantes mudanças do mercado, pressão por rendimento e competitividade exigida buscam incessantemente por resultados. A correria do dia-a-dia, as extremas jornadas de trabalho, o fator humano, as frustrações, decepções, cansaço e muitas outras variáveis que envolvem o cotidiano são definitivamente o ponto de ignição para que várias patologias possam vir à tona. Essas variáveis estão ligadas não só ao processo que envolve o adoecimento do indivíduo, mas a toda uma problemática no ambiente de trabalho e em suas atribuições, afetando o rendimento profissional e as atividades dentro das organizações. Tudo isso é responsável por desencadear o estresse ocupacional. O objetivo do presente estudo foi apresentar os motivos que envolvem o adoecimento dos gestores nas atuais organizações. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. A amostra foi de constituída de 8 gestores da cidade de Patos de Minas. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2019, através de um questionário com perguntas abertas. A análise dos resultados possibilitou observar que os entrevistados sofrem influência frequentemente do trabalho, desencadeando o estresse. A decorrência disso manifesta-se nos sintomas de irritabilidade, dor no pescoço, nervosismo, ansiedade, sentimento de raiva e depressão, levando ao aparecimento de algumas doenças como gastrite, insônia, obesidade, doenças cardiovasculares, dores de cabeça e ansiedade excessiva. O nível de estresse variou de leve a moderado a muito intenso. Os entrevistados relataram que a capacitação dos colaboradores através de treinamento, diminuição da carga de trabalho, prática de atividade física e o autocontrole são estratégias para diminuir o estresse. Os resultados do estudo constituem informações relevantes para os alunos do curso de Administração e para futuros gestores, pois relatam informações que viabilizam um melhor direcionamento na maneira de lidar com o estresse. Conclui-se que a melhor estratégia para as organizações é a redução do nível de estresse, desenvolvimento de medidas que melhorem a saúde do trabalhador, de forma que estimulem e motivem os mesmos.