Qualidade de vida dos gestores dentro das organizações

Autores

  • Edmilson Gonçalves da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

estratégias de enfrentamento, estresse, tensão no trabalho

Resumo

As constantes mudanças do mercado, pressão por rendimento e competitividade exigida buscam incessantemente por resultados. A correria do dia-a-dia, as extremas jornadas de trabalho, o fator humano, as frustrações, decepções, cansaço e muitas outras variáveis que envolvem o cotidiano são definitivamente o ponto de ignição para que várias patologias possam vir à tona. Essas variáveis estão ligadas não só ao processo que envolve o adoecimento do indivíduo, mas a toda uma problemática no ambiente de trabalho e em suas atribuições, afetando o rendimento profissional e as atividades dentro das organizações. Tudo isso é responsável por desencadear o estresse ocupacional.  O objetivo do presente estudo foi apresentar os motivos que envolvem o adoecimento dos gestores nas atuais organizações. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. A amostra foi de constituída de 8 gestores da cidade de Patos de Minas. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2019, através de um questionário com perguntas abertas. A análise dos resultados possibilitou observar que os entrevistados sofrem influência frequentemente do trabalho, desencadeando o estresse.  A decorrência disso manifesta-se nos sintomas de irritabilidade, dor no pescoço, nervosismo, ansiedade, sentimento de raiva e depressão, levando ao aparecimento de algumas doenças como gastrite, insônia, obesidade, doenças cardiovasculares, dores de cabeça e ansiedade excessiva. O nível de estresse variou de leve a moderado a muito intenso. Os entrevistados relataram que a capacitação dos colaboradores através de treinamento, diminuição da carga de trabalho, prática de atividade física e o autocontrole são estratégias para diminuir o estresse. Os resultados do estudo constituem informações relevantes para os alunos do curso de Administração e para futuros gestores, pois relatam informações que viabilizam um melhor direcionamento na maneira de lidar com o estresse. Conclui-se que a melhor estratégia para as organizações é a redução do nível de estresse, desenvolvimento de medidas que melhorem a saúde do trabalhador, de forma que estimulem e motivem os mesmos.

Biografia do Autor

Edmilson Gonçalves da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 8º período do curso de Administração do UNIPAM

Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2020-07-29

Edição

Seção

Artigos