O encantamento da educação
análise do engajamento e do encantamento dos clientes de uma instituição de ensino técnico-profissionalizante
Palavras-chave:
Administração, Pedagogia, comportamento do consumidorResumo
A concorrência crescente e os aspectos socioeconômicos atuais criaram um ambiente extremante competitivo. As instituições de ensino têm buscado formas de aumentar o número de matrículas e principalmente de evitar a evasão dos alunos. O engajamento e o encantamento do cliente são ferramentas que podem fornecer informações para as instituições atingirem esses objetivos. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo correlacionar o engajamento dos alunos frente ao contexto escolar com encantamento do serviço prestado pela escola. Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma amostra de 65 alunos de uma instituição de ensino técnico-profissionalizante que responderam a um questionário formado por duas escalas: encantamento do consumidor (ALMEIDA; NIQUE, 2004) e engajamento frente ao contexto escolar (SOUSA; GOUVEIA, 2013). Com isso, buscou-se salientar a importância do gestor de escolas particulares, mostrando a influência entre o fator pedagógico (engajamento) e o fator mercadológico (encantamento).