O encantamento da educação

análise do engajamento e do encantamento dos clientes de uma instituição de ensino técnico-profissionalizante

Autores

  • Danilo Moreira Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Administração, Pedagogia, comportamento do consumidor

Resumo

A concorrência crescente e os aspectos socioeconômicos atuais criaram um ambiente extremante competitivo. As instituições de ensino têm buscado formas  de  aumentar  o  número  de  matrículas  e  principalmente  de  evitar a evasão dos alunos. O engajamento e o encantamento do cliente são ferramentas que podem fornecer informações para as instituições atingirem esses objetivos. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo correlacionar o engajamento dos alunos frente ao contexto escolar com encantamento do serviço prestado pela escola. Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma amostra de 65 alunos de uma instituição de ensino técnico-profissionalizante que responderam a um questionário formado por duas escalas: encantamento do consumidor (ALMEIDA; NIQUE, 2004) e engajamento frente ao contexto escolar (SOUSA; GOUVEIA, 2013). Com isso, buscou-se salientar a importância do gestor de escolas particulares, mostrando a influência entre o fator pedagógico (engajamento) e o fator mercadológico (encantamento).

Biografia do Autor

Danilo Moreira Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluno do Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Federal Uberlândia (UFU). Especialista em Gestão de contabilidade e finanças empresariais. Graduado em Administração

Adriene Sttéfane Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Administração do UNIPAM

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Publicado

2018-08-29

Edição

Seção

Artigos