A influência do endomarketing no desempenho alcançado pelos colaboradores

arte pedras marmoraria - Patos de Minas - MG

Autores

  • Luana Rocha Sales Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carlen Fonseca Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

endomarketing, clima organizacional, plano de ação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo de caso sobre a influência do endomarketing na satisfação e no desempenho dos colaboradores da organização Arte Pedras Marmoraria, situada em Patos de Minas-MG, e ao mesmo tempo, verificar seu interesse em disseminar o endomarketing através da análise das estratégias em uso. O objetivo específico é identificar aspectos do clima organizacional entre os sócios Douglas Melo Camargos  e  Edilson Vieira dos Santos com os seus funcionários. Após essa análise, foi feita uma verificação das atividades de marketing interno e de comunicação interna, a qual consistiu no desenvolvimento proposto de novas melhorias. Para isto, utilizou-se o modelo de marketing interno, em que as técnicas de coleta de dados são feitas por entrevista estruturada e aplicação de questionários. Os principais resultados apontam que a organização até o momento tem uma boa comunicação interna,  mesmo  com  pouco  tempo  no  mercado.  Com isso, foi possível visualizar que os sócios desempenham um bom trabalho relacionado ao endomarketing, buscando sempre compreender o quesito de comunicação direta entre empregado/empregador, assim procurando canais de melhorias em todo o tempo. Após esse resultado  foi  desenvolvido  um plano de ações relacionado a possíveis melhorias.

Biografia do Autor

Luana Rocha Sales, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

8º período do Curso de Administração do Centro Universitário de Patos de Minas

Carlen Fonseca Gonçalves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Administração do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2018-08-29

Edição

Seção

Artigos