A influência do endomarketing no desempenho alcançado pelos colaboradores
arte pedras marmoraria - Patos de Minas - MG
Palavras-chave:
endomarketing, clima organizacional, plano de açãoResumo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo de caso sobre a influência do endomarketing na satisfação e no desempenho dos colaboradores da organização Arte Pedras Marmoraria, situada em Patos de Minas-MG, e ao mesmo tempo, verificar seu interesse em disseminar o endomarketing através da análise das estratégias em uso. O objetivo específico é identificar aspectos do clima organizacional entre os sócios Douglas Melo Camargos e Edilson Vieira dos Santos com os seus funcionários. Após essa análise, foi feita uma verificação das atividades de marketing interno e de comunicação interna, a qual consistiu no desenvolvimento proposto de novas melhorias. Para isto, utilizou-se o modelo de marketing interno, em que as técnicas de coleta de dados são feitas por entrevista estruturada e aplicação de questionários. Os principais resultados apontam que a organização até o momento tem uma boa comunicação interna, mesmo com pouco tempo no mercado. Com isso, foi possível visualizar que os sócios desempenham um bom trabalho relacionado ao endomarketing, buscando sempre compreender o quesito de comunicação direta entre empregado/empregador, assim procurando canais de melhorias em todo o tempo. Após esse resultado foi desenvolvido um plano de ações relacionado a possíveis melhorias.