Nível de expectativa e satisfação dos alunos do 1º e 3º períodos do curso de Ciências Contábeis 2017 UNIPAM com a aplicação do método NPS (Net Promoter Score)
Palavras-chave:
Ciências Contábeis, método NPS, satisfação de alunosResumo
O objetivo geral deste estudo é identificar a expectativa dos alunos do 1º período e a satisfação dos discentes do 3.º período de Ciências Contábeis do UNIPAM. Como procedimento metodológico foi usado o estudo de caso. A pesquisa se classifica como bibliográfica e de campo. A unidade de análise e observação foi o curso de Ciências Contábeis do UNIPAM. Os sujeitos que fizeram parte do universo desta pesquisa foram os alunos do 1.º e do 3.º período. A ferramenta utilizada para coletar os dados foi um questionário. Os dados foram coletados pela própria autora no período compreendido entre 29 de maio e 31 de maio de 2017. Os dados foram tratados por meio do método Net Promoter Score ou NPS. O estudo sobre a expectativa dos alunos do 1.º período mostrou que a maioria dos participantes da pesquisa é do sexo feminino, com idade entre 17 e 20 anos, natural da cidade de Patos de Minas, pretende prestar concurso público, tomou conhecimento e escolheu o curso de Ciências Contábeis através da família e dos amigos e classificou o UNIPAM como bom/excelente, sem nada a reclamar. Enquanto a principal sugestão é quanto à melhoria do valor do curso, seguido pela sugestão de mais trabalhos e aulas práticas e mais oportunidades no programa bolsa social, a expectativa dos alunos é de que os professores passem o máximo de conhecimento. Calculando o NPS dos questionários aplicados, foi obtida uma nota de 26,7%. Esse resultado se classifica na zona de aperfeiçoamento, sendo que o maior objetivo agora é melhorar os serviços/produtos e processos para tentar transformar os clientes neutros em clientes promotores.