Proposta de uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Mônica Helena Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • José Corrêa Viana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

chatbot, ensino personalizado, inteligência artiflcial

Resumo

Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um Agente Inteligente capaz de interagir com o professor utilizando Processamento de Linguagem Natural em um chatbot, tendo como objetivo principal uma comunicação simples e intuitiva, para que o Agente se torne uma ferramenta de auxílio ao professor na personalização do ensino. O processo constituiu-se em explorar os recursos da ferramenta escolhida para treinar o bot, baseando- se em possíveis intenções do usuário, além de desenvolver um webhook que irá buscar informações no banco de dados a fim de complementar as respostas. As plataformas e softwares utilizados durante o desenvolvimento foram: Dialogflow, Facebook for Developers, Messenger, Google Console Platform, Atom, Node.js, Trello e Microsoft Word. O estudo mostra que o chatbot desenvolvido revelou-se uma forte ferramenta de apoio ao professor, guiando-o na personalização das aulas através de dados de suma importância.

Biografia do Autor

Mônica Helena Ribeiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

José Corrêa Viana, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor Orientador. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pelo IGTI e Professor de Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Downloads

Publicado

2018-05-28

Edição

Seção

Artigos