Nível de satisfação dos empresários do ramo farmacêuticos em relação aos serviços técnicos especializados em contabilidade em Patos de Minas medido pelo método NPS (Net Promoter Score)
Palavras-chave:
nível de satisfação, questionário, Net Promoter Score (NPS)Resumo
O presente trabalho teve como objetivo conhecer o nível de satisfação dos empresários farmacêuticos em relação aos serviços técnicos especializados em Contabilidade na cidade de Patos de Minas-MG. Para a realização deste trabalho, foram utilizados questionários aplicados para 47 empresários farmacêuticos do centro de Patos de Minas no período de agosto e setembro de 2017. Dos 47 empresários somente 44 responderam aos questionários. O contato foi feito pessoalmente nas farmácias. Para elaborar os questionários, foi utilizado o método NPS (Net Promoter Score), com apenas uma pergunta definitiva: “Qual o seu nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade que o atendem?”, sendo que eles deveriam dar sua nota de 1 a 10, seguida de uma justificativa. Após recolher os questionários, eles foram aplicados no NPS, em que tivemos os seguintes resultados: Detratores: 5 clientes (11%), Neutros: 24 clientes (55%), Promotores: 15 clientes (34%), totalizando 44 clientes (100%). O índice do NPS é dado quando subtraímos os promotores dos detratores. Na pesquisa realizada foram encontrados 34% de promotores e 11% de detratores, o que chegou num resultado de 23% de índice do NPS. Com esse resultado, ele se classifica na zona de aperfeiçoamento, ou seja, os números de promotores ainda são maiores que os detratores. Os empresários devem trabalhar os pontos fracos da empresa e buscar deixar seus clientes neutros mais satisfeitos transformando-os em clientes promotores.