As pesquisas eleitorais são capazes de influenciar o voto dos eleitores? Um estudo das intenções de votos dos estudantes de Administração do UNIPAM, sob a ótica da economia comportamental

Autores

  • Dayane Rodrigues Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Adriana Vieira Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

nudge, pesquisa eleitoral, voto

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar se os alunos do Curso de Administração do UNIPAM são influenciados pelas pesquisas eleitorais. Especificamente, objetivou-se compreender se os eleitores são contagiados pela pesquisa eleitoral, votando em crenças e ideias de grupos majoritários ou se tomam as suas decisões a partir de suas próprias convicções. Para isto, realizou uma pesquisa com 124 alunos através de um modelo de cédula eleitoral em dois momentos diferentes. No primeiro momento foi apenas solicitado para que os alunos votassem em quem, naquele momento, seria sua opção de voto. No segundo momento foi apresentada a pesquisa eleitoral mais recente e discutido sobre o que esperam da eleição e como poderia impactar o resultado na economia. Em síntese o nudge aplicado deu um “empurrãozinho” na necessidade de tomada de decisão. A economia comportamental permite observar que o ser humano toma decisões contrárias ao seu bem-estar ou seus princípios agindo de forma automática tomando decisões baseando somente na melhor estratégia ou através de grupos majoritários.

Biografia do Autor

Dayane Rodrigues Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 8º período do curso de Administração do UNIPAM

Adriana Vieira Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2016-11-18

Edição

Seção

Artigos