Alterações psicossociais decorrentes do bullying sofrido por estudantes
Palavras-chave:
bullying, bullying escolar, cyberbullying, Programa Saúde na Escola, estratégia saúde da família, promoção da saúdeResumo
Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. ‘Bully’ significa ‘valentão’ e o sufixo ‘ing’ representa uma ação contínua. A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. O bullying ameaça a segurança física e emocional dos alunos na escola e afeta negativamente a capacidade de aprender. O objetivo deste estudo foi buscar evidências na literatura que abordassem a influência do bullying nas alterações psicossociais em estudantes e como a enfermagem pode atuar na promoção de saúde de crianças e jovens. Realizou-se a busca de artigos na base de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online), com descritores controlados, de 2015 a 2020. Foram selecionados oito artigos, cuja análise permitiu refletir sobre o objetivo dos estudos e suas contribuições. Apesar de ser um problema antigo, as discussões sobre o bullying são relativamente recentes, chamando a profunda atenção dos especialistas em comportamento humano apenas nas últimas duas décadas. A fim de diminuir esse problema, concluiu-se que é fundamental combater a prática diariamente. Através do Programa Saúde na Escola (PSE), o enfermeiro pode criar a implementação de programas de prevenção ao bullying com ações de conscientização que abordem a necessidade de derrubar preconceitos, incentivar a cooperação e trabalhar para criar uma cultura de paz que envolva os alunos, a família e a escola.