Nível socioeconômico e sua influência sobre o consumo da merenda escolar de estudantes atendidos pelo PNAE de uma escola pública de Patos de Minas
Palavras-chave:
adolescente, merenda escolar, nível socioeconômicoResumo
Objetivo: verificar se há relação entre o nível socioeconômico de alunos atendidos pelo PNAE e a ingestão da merenda escolar. Metodologia: foi aplicado um questionário de múltipla escolha, previamente elaborado com questões de múltipla escolha, de caráter qualitativo, acerca do nível socioeconômico e práticas alimentares escolares. O instrumento tem 9 questões de múltipla escolha, diretas e objetivas. A coleta dos dados foi anteriormente autorizada pela diretora da escola, e foi assinado um termo de consentimento e autorização para a realização da pesquisa. Resultado: participaram do estudo 320 alunos, sendo 146 (45,65 %) do sexo masculino e 174 (54,38 %) do sexo feminino. Os valores de X² achados foram de 1,02 para relação entre o consumo de merenda escolar e o nível de escolaridade dos responsáveis, e 0,07 entre consumo de merenda escolar e casa própria, o que nos mostra que não existe nenhuma relação estatisticamente significante entre estas variáveis. Conclusão: não houve nenhuma correlação estatisticamente significante entre o consumo da merenda escolar, fornecida pelo PNAE, e o nível socioeconômico dos alunos e seus familiares no presente estudo.