Concepções de educadoras de centros municipais de educação infantil acerca do abuso sexual infantil

Autores

  • Tamiris Martins Braga Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gledson Régis Lobato Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

criança, abuso sexual, educadora infantil

Resumo

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) mostram‐se como lugares ideais para detecção e intervenção em casos de abuso sexual infantil, desde que as educadoras estejam aptas e possuam informações adequadas para assim fazê‐lo. Sendo assim, este estudo teve como objetivo verificar, por meio de uma entrevista semi‐estruturada, o conhecimento de seis educadoras infantis dos CMEI de Patos de Minas, acerca do conceito de abuso sexual infantil; da identificação dos sinais ou sintomas apresentados por crianças que foram ou estão sendo abusadas sexualmente; dos procedimentos e ações adotadas perante um caso de suspeita de abuso sexual infantil. Foram realizadas análises de conteúdo das informações obtidas, que indicaram que as educadoras possuíam informações insuficientes acerca do tema, mas que são capazes de adotar procedimentos adequados diante dos casos de suspeita de abuso sexual.

Biografia do Autor

Tamiris Martins Braga, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 9º período de Graduação em Psicologia, pela Faculdade de Ciências da Saúde, do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Gledson Régis Lobato, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor Orientador Mestre em Psicologia Aplicada, docente do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

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Publicado

2018-09-21