Uma investigação acerca da elaboração do luto por sujeitos ateus e religiosos

Autores

  • Cássia Angélica Nogueira Barbosa Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
  • Mariza Ferreira Leão Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

morte, luto, religião

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar o papel que a religião desempenha no processo de construção do luto. Foram entrevistados 13 sujeitos que passaram por uma experiência significativa de perda, entre eles, católicos, evangélicos, espíritas, ateus e agnósticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado um questionário para caracterizar a população estudada e uma entrevista semiestruturara para a coleta de dados. Os resultados foram analisados com base na análise do conteúdo e apontaram que a religião, mesmo sendo um dos recursos utilizados na elaboração do luto, muitas vezes mostrou-se insuficiente diante da morte. Fatores como a capacidade psíquica do enlutado para elaborar a perda e o tipo de parentesco pareceram ser mais determinantes.

Biografia do Autor

Cássia Angélica Nogueira Barbosa, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Pós-graduada na área clínica com a abordagem Cognitivo-comportamental, pela UNIASSELVI / Instituto Máximo – Patos de Minas/MG

Mariza Ferreira Leão, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientadora do artigo. Psicóloga mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Downloads

Publicado

2018-09-21