A educação afetivo-sexual no ensino de Ciências nas escolas públicas de Januária-MG
Palavras-chave:
discente, docente, educação afetivo-sexualResumo
A falta de informação sobre a sexualidade nos diversos ambientes sociais gera, ao longo de toda a vida do indivíduo, insegurança e a prática inadequada do sexo durante o desenvolvimento do adolescente. Neste estudo, que trata especificamente da educação afetivo-sexual do público adolescente, o propósito fundamental é evidenciar esse tema no Ensino de Ciências das escolas públicas. Para a realização da pesquisa entre os principais autores que sustentaram a discussão apontam-se Dominian (1987), Duarte (1995), Gravelle (2001), Picazio (1998), Vasconcellos (1994), entre outros. As entrevistas foram analisadas de forma articulada com a fundamentação teórica já apontada, com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre o objeto estudado. Com a análise dos dados, foi possível confrontá-los com a teoria e perceber sua adequação à realidade. A partir da análise e interpretação das respostas dos entrevistados, podemos constatar que a educação afetivo-sexual ainda é um tema que precisa ser mais debatido na escola e na sociedade em geral, e que faz parte de uma cultura em que falar sobre sexualidade é apenas falar sobre sexo e riscos que estes podem acarretar, esquecendo-se a importância que a educação afetiva vai suscitar ao longo da vida do ser humano.