O diagnóstico do Transtorno Bipolar na infância

uma revisão integrativa

Autores

  • Sara Toledo Quintino Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Francis Jardim Pfeilsticker Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

transtorno bipolar, criança, diagnóstico

Resumo

O Transtorno Bipolar é uma condição caracterizada por alterações de humor e atinge cerca de 30 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. O transtorno é questão de debate, e estudos demonstram que, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, o prognóstico melhora significativamente. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar critérios e instrumentos utilizados no diagnóstico do Transtorno Bipolar na infância. Trata-se de uma revisão integrativa, cujo levantamento de dados foi realizado em junho de 2017. Foram encontrados 1011 artigos e incluídos 13 artigos de relevância para o estudo. Após a leitura e interpretação dos meios diagnósticos utilizados na infância para o transtorno bipolar, foram elencadas cinco categorias analíticas. Conclui-se que, apesar de avanços significativos, ainda há uma grande falta de consenso sobre o processo diagnóstico, sendo o DSM-5 e o CID-10 as ferramentas mais utilizadas como auxílio.

Biografia do Autor

Sara Toledo Quintino, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Medicina

Francis Jardim Pfeilsticker, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora Orientadora

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Publicado

2020-04-06