O diagnóstico do Transtorno Bipolar na infância
uma revisão integrativa
Palavras-chave:
transtorno bipolar, criança, diagnósticoResumo
O Transtorno Bipolar é uma condição caracterizada por alterações de humor e atinge cerca de 30 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. O transtorno é questão de debate, e estudos demonstram que, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, o prognóstico melhora significativamente. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar critérios e instrumentos utilizados no diagnóstico do Transtorno Bipolar na infância. Trata-se de uma revisão integrativa, cujo levantamento de dados foi realizado em junho de 2017. Foram encontrados 1011 artigos e incluídos 13 artigos de relevância para o estudo. Após a leitura e interpretação dos meios diagnósticos utilizados na infância para o transtorno bipolar, foram elencadas cinco categorias analíticas. Conclui-se que, apesar de avanços significativos, ainda há uma grande falta de consenso sobre o processo diagnóstico, sendo o DSM-5 e o CID-10 as ferramentas mais utilizadas como auxílio.