Dependência tecnológica por crianças e adolescentes

uma proposta de intervenção pela terapia cognitivo-comportamental

Autores

  • Ana Paula Oliveira Fonseca Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Máira Cristina Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

dependência de internet, crianças e adolescentes, terapia cognitivo-comportamental

Resumo

A internet trata de uma das mais significativas inovações tecnológicas das últimas décadas, atingindo toda a sociedade, sendo inegáveis os benefícios que a tecnologia vem fornecendo, pois, com a ampliação da internet, adquirimos agilidade, facilidade e muitos avanços. No entanto, quando essa ferramenta passa a ser usada de forma irrestrita e abusiva, gera severos impactos na vida cotidiana de seus usuários, o que chamamos de dependência de internet ou tecnológica, que é caracterizada pelo o uso excessivo da tecnologia, prejudicando a noção de tempo e de espaço do indivíduo, seus valores, criatividade, gerando prejuízos no humor, sintomas de abstinência à internet, nervosismo, obesidade, insônia, isolamento social. E quando falamos em crianças, o uso exacerbado dos dispositivos eletrônicos pode causar malefícios e problemas durante o desenvolvimento infantil. Dessa forma, é necessário que os pais e responsáveis encontrem meios de utilizar a tecnologia a favor do desenvolvimento dos seus filhos.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira Fonseca, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente da Pós-Graduação com Ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental

Máira Cristina Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2022-05-31