Serviço de psicologia em um hospital geral: avaliação da rotina

Autores

  • Elza Helena Almeida Maia Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Laura Luiza Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bárbara Stéphane de Oliveira Chagas Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Raphaela Soares Magalhães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luísa Lopes Pacheco Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maryanne Estevão Roque Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gustavo César Fernandes Santana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Amanda Guimarães Santos Hospital Santa Casa de Misericórdia
  • Thiago Henrique Ferreira Vasconcellos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

psicologia hospitalar, psicologia da saúde, ambiente hospitalar

Resumo

Nota-se que há poucos trabalhos disponibilizados na literatura sobre a rotina hospitalar de um hospital geral e são igualmente escassas as ferramentas que um profissional da psicologia tem a sua disposição, fazendo-se necessário criar de acordo com a realidade específica. Objetivo:descrever como se dá a rotina do Serviço de Psicologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia (SPHSCM) do município de Patos de Minas, MG. Metodologia: relato de experiência, aprovado pelo CEP/UNIPAM (Parecer: 5.965.496) por meio de registros e anotações de encontros queaconteceram durante a realização do Estágio Profissionalizante I, entre os meses de agosto a novembro 2022 por 6 estudantes de graduação por meio do acesso a rotina do SPHSCM. Resultados e discussão: A rotina hospitalar inicia-se com a atualização da ferramenta criada pela equipe denominada “passômetro”, com os pacientes internados por meio de dados obtidos através do sistema Tasy®. Os pacientes são visitados em sua maioria na beira dos leitos e em alguns momentos nos corredores do hospital, exigindo flexibilidade, criatividade, qualidade e ética dos profissionais. No contato inicial, é aplicada a triagem psicológica que consiste em uma avaliação das necessidades, fragilidades e potencializadores recursos dos pacientes. O paciente é classificado em um dos três níveis de acompanhamento: ambulatorial, semi-intensivo ou intensivo. O dia de trabalho se finaliza com a passagem do plantão e a discussão dos casos com a equipe. Para tanto, a rotina descrita compreende as adaptações dessas necessidades ao contexto vivido, como os atendimentos foram orientados e como o profissional e estagiários devem se atentar às demandas éticas em uma instituição multidisciplinar e subvencionada com recursos públicos. Conclusão: Cada setor de psicologia em um hospital é único, absorvendo suas próprias
regionalidades e peculiaridades, no entanto é de fato importante estimular mais produções desse contexto, bem como trabalhar esse assunto nas grades curriculares das instituições de ensino.

Biografia do Autor

Elza Helena Almeida Maia, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Laura Luiza Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Psicologia

Bárbara Stéphane de Oliveira Chagas, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Raphaela Soares Magalhães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Luísa Lopes Pacheco, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Maryanne Estevão Roque, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Gustavo César Fernandes Santana, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Psicólogo no Hospital Medical Center (UMC - Uberlândia)

Amanda Guimarães Santos, Hospital Santa Casa de Misericórdia

Psicóloga

Thiago Henrique Ferreira Vasconcellos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2025-03-14