Motivação e satisfação no trabalho docente no curso de Administração no UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas
Palavras-chave:
motivação, satisfação, docente, ensino superior, AdministraçãoResumo
O presente estudo teve o propósito de analisar a motivação e satisfação dos professores do curso de Administração da instituição de ensino superior – UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas, com a intenção de verificar o impacto do desempenho profissional diante esses dois fatores e sua influência. Sendo assim, foram empregados os objetivos específicos associados, determinar por meio da literatura os fundamentais conceitos e autores que delineiam os estudos temáticos da área de pesquisa; reconhecer e entender por meio da pesquisa de campo os indicadores em relação à motivação e satisfação; mensurar o impacto da motivação diante o clima organizacional; comprovar por meio da pesquisa bibliográfica, de campo quantitativo o desfecho do estudo. O delineamento do trabalho atribuiu-se por meio de uma pesquisa descritivo-analítica, utilizando como meio de investigação o estudo de caso e as pesquisas bibliográficas e de campo, com observação direta extensiva por meio do questionário. A instituição analisada foi o UNIPAM, que exerce no segmento de educação na cidade de Patos de Minas-MG, a amostra analisada foram 11 docentes do curso de Administração atuantes da empresa. Sendo aplicado como instrumento de pesquisa o questionário, formado por questões fechadas e também fechadas com base na Escala de Likert de 1 a 5. Utilizando para o tratamento de dados o Google Formulários e Excel. Diante aos perfis dos docentes, o curso de Administração é constituído predominantemente pelo sexo masculino, a idade da grande maioria é acima de 50 anos de idade. De acordo com os aspectos organizacionais, os docentes se encontram satisfeitos e motivados no ambiente empresarial*.
* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.